9.5.08

estar presente

"Provavelmente, nunca se conseguirá apreciar como deve ser a enorme importância e significado que tem a simples "presença". O estar aí, presentes na vida do outro, especialmente das crianças e dos adolescentes e das pessoas que vivem situações muito particulares em determinados momentos da sua vida: a presença do pai na sala de partos, a presença no primeiro dia de aulas no infantário ou na escola, no dia de anos, no dia da licenciatura, acompanhar alguém numa operação..., para mencionar apenas algumas situações possíveis.
Estar presentes tanto na licenciatura como num fracasso ou numa desgraça, sem desmerecer quotidianamente o comer juntos ou de partilhar algum trabalho ou desporto. Com a nossa presença expressamos que a outra pessoa, só por si, é realmente muito importante para nós. A presença é um gesto que pode estar carregado de verdadeiro amor silencioso, mas eloquente. Talvez seja isto que explica porque razão se vai instalando um sentimento de tristeza e desânimo quando se vão somando as ausências de uma pessoa muito querida, sobretudo em momentos especiais da vida.
Actualmente, os modos de estar presente têm vindo a ser muito facilitados e diversificados - vão desde a tradicional carta ou bilhete, passando pelo ramo de flores, ao telefone, ao correio electrónico ou à internet. Não há dúvida, porém, que nada substituirá o grande valor afectivo comunicado pela presença efectiva da pessoa real."
Claudia Peña y Lillo

2 comentários:

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo não há nada como ao vivo e a cores eu que o diga.


Beijinhos e as melhoras


Bruxinha

esquilo disse...

né?

:)