29.11.07

babel

aproximam-se festas familiares e lembrei-me que ter uma família com pessoas de várias nacionalidades dá nisto...às vezes parece um filme de Buñuel!
a ver se eu explico: há uma sobrinha meia catalã, meia portuguesa; um cunhado alemão por parte do pai e catalão por parte da mãe.nas festas é um verdadeiro labirinto oral:

-a minha sobrinha fala português para nós, primos, avós,mãe e amigos portugueses.fala alemão com os amigos e familiares do pai.fala catalão com os próprios amigos.fala castelhano com o pai para nós podermos participar da conversa, claro...

-cunhado fala alemão com os familiares e seus amigos alemães.fala castelhano com algumas palavras portuguesas para nós, sobrinhos, nossos familiares, filha, mulher,sogros e amigos de cá.fala catalão com os amigos da filha.

-minha irmã fala catalão ou castelhano com amigos de lá e amigos da filha e com marido.fala português com a filha, com família daqui e amigos daqui.e ainda francês com um ou outro alemão que sabe porque ela percebe mas não fala alemão.

resumindo, numa sala chegam a falar-se 5 línguas ao mesmo tempo e de repente, às vezes faz-se silêncio pela simples razão que já estamos perdidos e não conseguimos acompanhar nada do que se está a passar...é o caos total. não perceberam? não faz mal, nós muitas vezes também não...

2 comentários:

Ouriço disse...

que consusão!
deve ser giro.

esquilo disse...

;P
se conseguirmos observar de fora, sim que é giro!

pero es una rara "pandilla" de verdad...

bjs