19.12.07

livrarias/paraísos

Byblos
(foto retirada daqui)
Ontem na Byblos, e que me perdoem os senhores que certamente tanto esforço fizeram para a pôr a funcionar, ficámos os quatro (dois grandes e dois pequenos...) com muito que dizer, mas pouco de positivo, infelizmente.eu, que gosto de dar segundas oportunidades talvez daqui a uns meses largos lá volte para confirmar ou não (que seria o ideal) as primeiras impressões...aqui ficam algumas notas do que se passou:
primeiro o positivo:
- espaços amplos (parece que estoua a falar de Madagascar...), com luzes bem colocadas, que não incomodam e sem nos deixar aquela sensação de tontura que às vezes ocorre em grandes superfícies.
-os dois funcionários com quem falei, muito simpáticos, embora uma senhora, que se esforçou bastante, não conseguisse efectivamente ajudar-me porquanto eu manuseava os écrans tacteis de pesquisa melhor do que ela, o que é difícil, acreditem...
-decoração sóbria, agradável de se estar, portanto, e com layout muito aceitável, desenhada (pareceu-me) para não parecer tão grande.
o negativo:
-os écrans tacteis não funcionam bem, ou seja, muitos livros não aparecem na pesquisa com localização mas existem na livraria, outros aparecem mas não existem (a mim disseram-me que estão em armazém, ainda por colocar e se os quisermos teremos de esperar dias, semanas ou meses quem sabe para que sejam expostos!) ou quando finalmente aparece um com a localização, queremos imprimir o ticket que nos permitirá ir à procura e não sai nem por um decreto, não sei se por falta de papel, o que seria curioso numa livraria daquele tamanho...a senhora que lá trabalha disse-me apenas: "acho que o sistema informático se passou...!" (?!)
-a zona dedicada aos mais pequenos tem jogos engraçados também em écrans tacteis grandes mas que não funcionaram, idem...
-os livros foram claramente ali metidos nas prateleiras à pressa e sem critério, uns virados para a esquerda, outros para a direita, o que me provocou uma espécie de dor de pescoço ao fim de 5 minutos...e sem conseguir entender mais uma vez como e porquê estão "arrumados" daquela maneira.é tudo muito confuso.
-para uma livraria com tantos títulos estranhei que três dos que procurava não existissem...e também a repetição dos que existem.os mesmos livros são vistos aqui, ali e acolá, iguaizinhos, espalhados por prateleiras diferentes e em pilhas por todo o lado.
-finalmente, acabei por adquirir um presente que necessitava na zona da poesia, ironicamente a mais pequena da livraria, apenas duas prateleiras...não se percebe realmente porquê.
a frase lé em cima na imagem é fantástica mas chega para nos convencer...
resumindo: ao fim de mais ou menos 30 minutos estávamos todos prontos a gritar pela FNAC e pusémo-nos lá passados 15...daí trouxemos tudo o que precisávamos e mais umas quantas coisas que de certeza não precisávamos!...

6 comentários:

Ouriço disse...

Vivi por aí quase sempre e não estou a ver os residentes habituais a darem-se com tanta modernice. Experimenta a Fnac nova, no Allegro. Muito simpática.

esquilo disse...

eu estou habituada à do Cascais Shopping...ou Chiado porque tenho lá o padrinho da filha...mas gosto mais da de Cascais.
Vou experimentar essa, Alfragide, certo?

Ouriço disse...

Sim, onde era o Jumbo. É mais pequena do que as outras mas muito agradável. Mais branca que as outras.

esquilo disse...

que bom, vou adorar...adoro luz!
obrigada!

O Pai disse...

Já tem o novo conceito de imagem da FNAC.

Simpática e muito civilizada.

Quase tão boa como a do Chiado.

esquilo disse...

hummm, tenho de ir espreitar!